A gente percebe que tem que aumentar a produtividade quando o dia de trabalho termina e não fizemos o suficiente. É claro que, em alguns casos de workaholic, essa máxima estará errada.

Já ouviu falar que tempo é dinheiro? Pois bem, quando você investe seu tempo em tarefas, você o faz para ganhar dinheiro. Mas não é só isso que tempo e dinheiro têm em comum, gerir bem ambos certamente te livrará de muitos prejuízos.

Na área do empreendedorismo digital, a cobrança por produtividade e melhores resultados é cada vez maior. O mundo dos negócios digitais é muito mais competitivo do que o mercado convencional. Assim como o mercado das startups, que só cresce a cada ano. Não sei dizer se é o mercado, por estar crescendo que cobra mais do profissional ou elevado desempenho dos profissionais desse ramo que alavancam o mercado cada vez mais. De uma coisa eu sei, ambos estão interligados e são codependentes.

Neste post vamos falar sobre como aumentar a produtividade e apresentar algumas das ferramentas que podem te ajudar nesse processo.

Para quem tem uma startup ou qualquer tipo de projeto digital o dia é bem corrido, normalmente temos que: fazer ligações, escrever, ler e responder e-mails, atualizar planilhas, fazer reuniões com a equipe, fazer reuniões com fornecedores, reuniões com clientes, analisar metas, traçar estratégias, aprovar novas ações, etc. Levando em consideração que normalmente isso é só uma parte do dia.

Usando melhor o meu tempo e fugindo das distrações

Vamos falar de algumas das principais causas de perda de tempo ou se perder no tempo quando estamos trabalhando.

  • Tarefas não listadas – Programe seu trabalho como um todo. O que se deve fazer no mês, semana, dia e até mesmo hora pode e deve ser dividido e listado. Parece chato e é, mas só no início. Depois que você se acostuma e vislumbra os resultados, acaba se acostumando e gostando.
  • Falta de prioridade – Quando listar, lembre-se de que esta lista deve ser maleável. É Ideal que façamos o mais importante primeiro, colocando-o no topo da lista.
  • Internet – Usando-a bem não há mal nenhum. Mas redes sociais, músicas que não ajudam a concentrar, vídeos, Whatsapp, podcast e outras formas de entretenimento online podem atrapalhar muito.
  • Ambiente – Barulho, vozes, interrupções, telefone, além de sede, fome, doença, dores nas costas e de cabeça, etc. Sim, tem como evitar, observe o que te ajuda a focar e cola nele que é sucesso.

Portanto temos que:

  • Organizar as tarefas.
  • Definir qual tarefa será feita primeiro e quanto tempo será necessário para realizá-la.
  • Remover distrações online e offline.
  • Minimizar distrações do ambiente.

Metodologia para aumentar a sua produtividade

A metodologia do pomodoro é simples e muito eficaz na hora de manter o foco. Basicamente ela funciona como um auto condicionamento, com estímulo e recompensa. Trocando em miúdos, o pomodoro é um contador tipo timer em que você foca 25 minutos na sua tarefa e ao final tem 5 minutos de descanso.

Essa metodologia ajuda muito a não estressar quem tem muitas tarefas e melhorar o desempenho profissional sem comprometer a qualidade. Eu mesmo estou utilizando pomodoros para escrever esse texto.

gadgets-aumentar-a-produtividade-gobackolog-projetos-digitais
Ferramentas para aumentar a produtividade de startups

A ferramenta por si só não faz nada, mas quando bem utilizada pode fazer muito para aumentar sua produtividade. Vamos falar de algumas delas:

  1. Planilha – pode falar o que quiser, mas uma boa planilha serve para organizar e orientar os esforços de trabalho. Portanto, não subestime o poder de uma boa planilha.
  2.  Google Agenda – Assim como a planilha, essa é uma ferramenta que está à disposição gratuitamente e muitas vezes não é usada. Além de organizar seus dias, horas, meses e anos, a Agenda do Google ou Google Calendar  é altamente editável e se integra facilmente com seu smartphone.
  3. Trello – Listar e gerenciar os processos nessa plataforma é muito fácil, podendo integrar sua equipe para saber o que, quem e quando deve-se fazer alguma tarefa. E você ainda tem total controle da ações por relatório. Quem já trabalhou com Business Model Canvas consegue entender o Trello facilmente.
  4. Pomello – Um executável super simples que funciona integrado com o Trello. E como o próprio nome diz, o Pomello conta pomodoros e dá uma visão geral de sua produtividade diário, semanal, mensal e por aí vai.

Conclusão

Sua disposição é o segredo para aumentar a produtividade da sua empresa ou startup. Existem ferramentas, posts, coachings, mas no final depende de você. Deixe o seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar e nos seguir nas redes sociais.

Daniel Antunes

Fundador e CEO da GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Empreendedor, Investidor e Graduado em Sistemas de Informação, Pós-graduado em Engenharia de Software e também em Gestão Estratégica de Negócios e Projetos, com mais de 10 anos de experiência no mercado de internet.