Siga-nos nas redes sociais

Para entregar soluções inovadoras, a tecnologia é parte essencial dos produtos digitais. Mas, sem uma boa estratégia de Marketing, alcançar resultados e até mesmo o sucesso em um negócio nem sempre será possível.

Nesse sentido, é necessário que exista um alinhamento entre Tecnologia e Marketing para que haja uma criação de produtos digitais relevantes e úteis para o mercado.

Neste episódio da série Conversando com o C-Level, Amir Faria, o CMO da GoBacklog, fala sobre a importância de fazer com que a Tecnologia e o Marketing estejam alinhados para o sucesso de um produto digital.

A gente sabe que um bom produto não se vende sozinho, apesar de parecer isso, de que vou criar um produto excelente as pessoas vão vir, vão acessar, vão ser atraídas por ele, e não é bem a verdade que isso acontece.

1. Em pesquisa realizada pela CB Insights em 2018, 12 em 20 causas da falha de startups ou produtos de software se dá a causas relacionadas ao Marketing. Por que ainda temos a impressão que somente a Tecnologia é o que importa?

Isso acontece pela natureza tecnológica dessas soluções, por isso, é normal que as pessoas olhem para a parte tecnológica com mais apego, e acabam se esquecendo da parte do Marketing como constatado nesta pesquisa.

A gente sabe muito bem que um bom produto não se vende sozinho, apesar de parecer isso, de que é fácil criar um produto excelente, e assim as pessoas vão ser atraídas por ele, ele será bastante utilizado, e não é bem a verdade que isso acontece.

É preciso trabalhar o Marketing de posicionamento, gastar com anúncios e com bons profissionais e às vezes com boas agências. Tudo isso compõe o lançamento de um produto no mercado e é muito importante estar ciente de todas essas necessidades para começar uma solução digital.

2. Em quais questões é bom ser amparado por bons profissionais de Marketing?

É muito importante que você seja bem amparado por bons profissionais a todo momento, então, eu listei algumas questões essenciais para que você entenda a real importância desses profissionais no sucesso da sua solução digital.

1. Identidade visual

Você precisa de um bom logo, nome, paleta de cores para se diferenciar no mercado. Uma pesquisa feita pela Mckinsey comprovou que empresas que investem em design são mais lucrativas das que investem menos, esse é então um ponto muito importante de atenção. Ter um bom design de logo, uma marca bem planejada e bem executada é importantíssimo para esse processo.

2. Estratégia de abordagem de clientes

Quando você começa uma solução digital, você precisa saber como vai abordar os seus clientes, como irá conversar com eles, qual será a forma de comunicação primária, isso é Marketing. Então tudo isso envolve o planejamento estratégico e a posterior execução para o sucesso de venda do seu produto e conversa com seu público-alvo.

3. Precificação e estilo de precificação

Você precisa saber qual preço você irá cobrar pelo seu produto ou serviço e o estilo que você irá cobrar, se essa cobrança será por recorrência ou licenciamento. Diante das várias formas que você pode se posicionar no mercado, como forma de se diferenciar dos concorrentes e como essa precificação irá atrair ou afastar pessoas que são ou não sua persona.

4. Marketing de Conteúdo

A forma como sua empresa irá conversar com clientes e possíveis clientes é muito importante. É preciso educar esses prospects a entender como seu produto resolve uma dor da empresa deles ou como sua empresa vai manter os clientes engajados para que eles continuem utilizando o seu produto ou serviço ao longo do tempo.

5. Inteligência de Mercado

Por último e de grande relevância também, é entender as dinâmicas de mercado e como funciona a concorrência, como eles estão se posicionando e mudando as tendências tecnológicas e de posicionamento. Então é importante ter o seu Marketing entendendo os feedbacks internos, quanto do mercado em si para evoluir no seu produto ou solução ao longo do tempo.

3. Onde encontrar esse profissional de Marketing que faz isso tudo?

Nessa altura do campeonato, quem domina essas habilidades já está empregado. Então, ou a sua empresa vai buscar esse profissional em outra empresa, ou ela vai formar essa mão de obra.

Então, isso vai depender muito do momento da sua empresa. Se você tem tempo para investir em um profissional, pegue uma pessoa com perfil adequado, contrate e treine essa pessoa, invista nela.

Caso contrário, se sua urgência é muito grande, busque profissionais já preparados que podem auxiliar a sua empresa nesta empreitada.

4. Qual a sugestão que você dá para profissionais que querem ajudar empresas a terem sucesso no ambiente digital?

Eu separei quatro dicas para esses profissionais:

A primeira é estudar e dominar inglês. Isso é importantíssimo, pois internacionalizar é um caminho óbvio para muitas empresas. Quando uma empresa americana começa, ela não atua somente no mercado local, ela tem um alcance global, porque o idioma que eles usam é o falado no universo dos negócios.

Então, é importante que os profissionais de Marketing se interessem em estudar e dominar o inglês, para poder facilitar esse processo de internacionalização.

A segunda é entender de negócios. Publicitários, profissionais de Marketing e Designers, que assumem essas posições dentro da empresa, precisam entender do universo dos negócios, para poder facilitar a conversa com o corpo da diretoria e no desenvolvimento estratégico da empresa.

A terceira é entender como influenciar pessoas. É importante que os profissionais entendam e estudem sobre comunicação. Porque mesmo que você seja formado em jornalismo ou em publicidade, você precisa desenvolver esse ponto para se tornar mais convincente, se posicionar melhor e saber como posicionar uma marca dentro no mercado. Dessa maneira, você vai conseguir ser mais valorizado profissionalmente.

A quarta é se basear em métricas reais e relevantes. Muitos profissionais acabam se baseando em métricas de vaidade, como em número de acesso e de leads gerados, sem se preocupar se isso está gerando vendas. O mais importante é conseguir vender, ter contato com pessoas que realmente se interessam pelo seu negócio.

Não adianta ter contato com milhares de pessoas e convencer muito pouco. Por isso, é necessário buscar o ROI em cima de cada conteúdo criado, cada contato feito, para metrificar o seu sucesso e auxiliar a empresa a vender e, consequentemente, te valorizar como profissional.

Links para Leitura

Priscylla Silva

Especialista de Marketing na GoBacklog, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais que vem mudando a forma de se criar negócios digitais de sucesso. Jornalista, apaixonada por Marketing e uma grande fã de inovações tecnológicas.
Fechar